segunda-feira, 3 de maio de 2010

Blogueiro destaca importância dos Avyadores do Brazyl

O boa-praça Douglas da Mata, reconhecidamente com uma das valorosas "cabeças pensantes" da blogosfera campista, fez algumas considerações sobre os Avyadores em seu blog que fazemos questão de dar destaque, também aqui em nosso espaço. Segue na íntegra a postagem que muito honrou a todos os "avyadores":

Lá se vão mais de vinte anos. É assim que começa toda conversa para dinossauro dormir. Eu vivia e militava na política de minha cidade, me considerava um cara "antenado", dono de todas as "verdades de 19 anos".
Algumas dessas certezas ruíram, outras mudaram de tom, mas outras tantas resistiram a ação corrosiva do tempo. Foi naquele ano de 89, no evento que a Juventude Petista promoveu, o Rock Brasil Popular, que arrecadava fundos e agregava gente para a campanha do então candidato Lula, que tomei conhecimento da dimensão dessa banda.
A banda Avyadores do Brazyl é uma dessas marcas que trago tatuada em minha memória. Para além da sonoridade que me agrada, e sempre me agradará, a banda carrega uma simbologia que transcende qualquer formação, ou suas escolhas estéticas.

Avyadores é produção cultural de resistência em uma planície onde todos os sonhos não decolam. Não dá para desvincular a biografia de Luizz Ribeiro dessa luta, ainda que banda não seja partido político. A mediocridade regada a zilhões de royalties empalou a criatividade dessa terra, enos condenou ao arbítrio das agendas e calendários dos empresários-lavanderia, com seus shows de caixa dois.

Se não for essa a razão, qual será o motivo para que tanto talento não esteja ao alcance de mais gente? Não se trata de demonizar o outro que traz sua arte de fora, ou imaginar um dirigismo cultural que imponha gestos e costumes. Não é nada disso. Política cultural é facilitar acesso, democratizar informação, enfim, aumentar a chance de escolha.

Bundas, funks, axés, sambanejos, rocks, blues, maracatus, emboladas e partido alto. É a maior possibilidade de opções que fortalece cada escolha. Dinheiro público não pode escolher essa ou aquela manifestação, mas ao contrário, tem que equilibrar o jogo, e reforçar aquelas que estão esquecidas e segregadas pelo mercado.

É nesse contexto que bandas como Avyadores deveriam ter seu espaço garantido. Como ter milhões para uns e migalhas para outros?

Como disse, o talento dos Avyadores, comandados pelo Brigadeiro Ribeiro está além dessa barreira. Eles romperam o som e a História faz tempo.

Visitem e prestigiem o blog dos Avyadores do Brazyl: avyadores.blogspot.com/

Apertem os cintos e boa viagem, qualquer que seja o seu destino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário